domingo, 4 de dezembro de 2011

SVE já rola

Acordar cedo para ir apanhar um avião não é um problema, é sempre fixe sair de casa para ir viajar. Mas acordar às 3 da manhã para sair às 3:30 porque o check-in abre às 4, isto já é coisa para fazer mossa.


Para a aventura SVE começar bem o nosso avião não pôde levantar voo à hora marcada porque havia uma crise de nevoeiro em Munique. Uma hora e meia depois, pudemos levantar voo. Em Munique estaria tudo tratado para chegarmos, irmos a um balcão de uma empresa de transportes, darmos os nossos nomes e sermos levados até à porta do nosso destino final. Aparentemente nem tudo estava tratado, o gentil senhor alemão pediu-nos dinheiro para sermos transportados, a coisa esteve para acabar em crise diplomática mas, no final, estava tudo OK e só tivemos que esperar que chegasse uma carrinha para nos levar até à casa onde ficaremos durante os próximos dois meses. Logo no aeroporto conhecemos dois romenos e um italiano que também fazem parte do nosso projecto SVE, mas eles seguiram caminho antes de nós por causa da situação meia clandestina em que parecíamos estar.

Uma hora e meia depois de sairmos de Munique chegámos a Mutters, uma aldeia a poucos quilómetros de Innsbruck, morada da nossa humilde casa. Uma casa gerida por e para voluntários (aparentemente voluntariado e este tipo de associações é uma coisa bastante presente na Áustria), onde iremos viver como uma pequena comunidade. Como é uma casa que respira voluntariado não há senhoras da limpeza nem coisa que o valha, e por isso cabe a nós, habitantes da casa, zelar pela limpeza e pela arrumação e portudo o que diz respeito às condições da casa.

O dia da chegada foi isso mesmo, o dia em que todos os voluntários foram chegando, pouco a pouco. Quando chegámos conhecemos alguns colegas que tinham chegado antes de nós, tratámos da papelada e do pagamento (confirma-se que é verdade, o pocket money existe mesmo!), recebemos informação sobre o local, recebemos o passe para os transportes e depois eu aproveitei para dormir porque estava podre de cansado.

Ao todo somos 30 pessoas de: Portugal, Espanha, França, Roménia, Hungria, Rússia, Turquia, Finlândia, Bósnia, Polónia, Itália, Noruega. Como a ideia é proporcionar uma verdadeira experiência intercultural, todos os quartos têm pessoas de países diferentes. Há quartos com mais camas e quartos com menos. O meu colega de quarto é o Gregorio, italiano. Rapaz para 30 anos de idade, fez Erasmus não me lembro onde, Leonardo da Vinci na França e agora está aqui a viver mais uma experiência fora da Itália. Já houve pessoas que me disseram que vai ser tramado viver no mesmo quarto com outra pessoa durante estes dois meses mas a mim essa preocupação nem me passou pela cabeça. Obrigado mãe e pai por me terem posto com o puto no mesmo quarto. Claro que me passou pela cabeça que seria chato se o meu colega de quarto falasse sozinho durante a noite, ou que seria chato se ele ressonasse e outras coisas que tal, mas o conceito de partilha propriamente dito, não me fez confusão.

No final do dia jantámos uma bela rodada de pizzas tipicamente austríacas (ou não), houve um grupo de voluntários que se chegou à frente para tratar da cozinha, sala de jantar e loiça, e fomos convidados a ir para a cama cedinho porque no dia seguinte iria começar o OAT (On Arrival Training) às 9 da manhã. A forma como a ideia de pontualidade nos foi transmitida foi qualquer coisa do género: “Bem vindos a esta parte da Europa que tem influência germância. Há países onde 9 da manhã significa 9:10, 9:15 ou quem sabe 9:45. Depois há países onde 9 da manhã significa mesmo 9 da manhã. E depois temos a Áustria, onde 9 da manhã significa na verdade 8:58, para que às 9 as coisas possam começar com tranquilidade”. 


Como dizia o outro, vale a pena pensar nisto.

5 comentários:

chaplin's little world disse...

Olá,

"Caí" no teu blog por acaso e ainda bem que o encontrei.
Estou a pensar em candidatar-me a uma das vagas do SVE e encontrar um blog que fala sobre uma das experiências de um voluntário "abre-me o apetite", hehe. :)

Boa sorte,

Josefa.

Unknown disse...

Olá Josefa,
Obrigado por teres caído aqui! Espero que a minha experiência seja tão inspiradora que depois de leres dois ou três relatos não penses duas vezes e te atires de cabeça para o SVE! :)
Agora que sei que alguém me vai seguir com muita atenção o grau de exigência dos relatos aumenta! eheh

Qual é o programa a que estás a pensar candidatar-te? :)

chaplin's little world disse...

Olá,

Também espero que a tua experiência seja inspiradora para mim e que me atire de cabeça, hehe. :)
Estou a pensar em candidatar-me para Itália durante um ano, tem início a 01 de Setembro de 2012. Pelo menos tenho mais algum tempo para pensar. Tem a ver com a minha área, pois estou a terminar o Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Em princípio será numa instituição social para crianças. Só por isso vale a pena pensar em sair da ilha. :)
Ah, é verdade, eu vivo nos Açores e pelo que li no site, os jovens que vivem em ilhas são capazes de não ter oportunidade de serem voluntários no SVE. :/
Já agora, num dos posts anteriores falaste sobre as Entidades de Envio, sendo a tua a ProAtlântico. Como faço para me inscrever? E como funciona estas Entidades?
Uaua, que comentário enorme. Peço desculpa, ahah :)

Unknown disse...

Olá,

A experiência está a ser tão boa que só espero conseguir escrever sobre ela da forma que ela merece! :D

Acho que não há problema nenhum por seres dos Açores. Antes de vir para a Áustria fiz um dia de formação pré-partida, em Lisboa, e estava lá uma rapariga dos Açores, por isso não me parece que tenhas que te preocupar ;)

Qualquer projecto SVE tem que ter uma entidade de envio e uma entidade de acolhimento. Normalmente tratam da parte mais burocrática do SVE, e tratam de tudo o que é relacionado com viagens, estadia, alojamento, etc etc.
Para te candidatares a um projecto podes pesquisar na base de dados da União Europeia, ou então no site de alguma destas entidades de envio. No caso da minha, a ProAtlântico, vais a este site: www.sve.pt, no lado esquerdo do site procuras "vagas" e depois "abertas" e procuras os projectos que te interessam.
Para te candidatares precisas de te registar no site, mas não é complicado.

Qualquer dúvida, chuta.
Posso demorar um bocadinho a responder, mas respondo! :)

chaplin's little world disse...

Olá,

Ainda bem que estás a gostar! :)

Eu por acaso já estive a pesquisar no site para saber como tudo funciona e cada vez tenho mais a certeza que quero participar. :) O que me faz confusão é o facto de termos tudo pago e não nos preocuparmos com nada. Verifica-se isso mesmo? Ou temos que ir preparados com algum dinheiro? Penso que é sempre bom termos algum para o caso de acontecer algo, além disso estamos como voluntários.

Bem, por hoje é tudo, hehe. :)